Grupo Oliveira - Blog - ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O QUE SÃO PEÇAS PRÉ-MOLDADAS E PORQUE PRECISA UTILIZÁ-LAS NA SUA OBRA - Pré-moldados; Fabricação; Soluções inteligentes

ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O QUE SÃO PEÇAS PRÉ-MOLDADAS E PORQUE PRECISA UTILIZÁ-LAS NA SUA OBRA

Pré-moldados; Fabricação; Soluções inteligentes

ENTENDA DE UMA VEZ POR TODAS O QUE SÃO PEÇAS PRÉ-MOLDADAS E PORQUE PRECISA UTILIZÁ-LAS NA SUA OBRA JUN
01

01 de Junho de 2022

O uso de soluções inteligentes na obra são uma ótima escolha para quem busca economizar tempo e dinheiro. O uso de pré-moldados é uma maneira de fazer isso. Antes utilizados apenas para obras de pavilhões, barracões, postes, obras industriais, passou por adaptações ao longo do anos e hoje, é muito comum ver o uso de peças pré-moldadas em edifícios comerciais.

Mas você pode estar se perguntando o que é exatamente uma peça de pré-moldado? De maneira simplificada, é um material utilizado em construções, fabricado em uma forma e com concreto. Basicamente, é colocado o concreto dentro de um forma, ele seca e se transforma na peça.

O engenheiro civil Charles Darlan Herbes, explica que podemos separar as peças em duas categorias: obras de concreto armado simples e obras especiais.

“As peças pré-moldadas podemos separar em duas categorias: quando é de concreto armado simples, ou seja, pavilhões que já possuem as medidas pré-definidas, os vãos são pré-definidos, que já tem um projeto padrão. E as obras especiais, que são de um projeto exclusivo: uma indústria, uma edificação especial, uma edificação residencial e comercial, ou seja, edifícios que possuem projetos únicos, que não são padronizados.”


CONFIRA MAIS DETALHES SOBRE COMO SÃO FABRICADAS AS PEÇAS DE PRÉ-MOLDADO


Definindo obras padrões e especiais

Segundo o engenheiro Charles, as obras padronizadas já chegam até a empresa com um projeto definido, que já possuem as dimensões específicas e o trabalho que a empresa tem é apenas para adaptar o espaçamento, o vão, a altura, e encaminhar para a ferragem e produção.

Já as obras especiais passam por um processo diferente. Primeiro é realizado o cálculo estrutural, o detalhamento de peças e, então, é encaminhado para a ferragem, concretagem e montagem em obra. E qual a diferença de ser uma peça de concreto protendido ou não? Neste caso, Charles explica que o concreto protendido aumenta a resistência à tração do concreto.

“Consiste em aplicar uma tensão nos cabos de protensão, que, ao invés do vergalhão normal, é utilizado outro tipo de cabo, um cabo de protensão. Tem peças que o vergalhão continua como peça complementar, então, nós aplicamos uma tensão que pode ser antes ou depois da concretagem chamada pré-tracionado ou pós tracionado. Consiste no aumento da resistência da peça, aumentando o vão livre de utilização com uma menor dimensão de peças.”

Agora que você já compreende um pouco mais sobre peças pré-moldadas e os benefícios que ela pode trazer para a sua obra, entre em contato com a equipe da Construtora Oliveira pelo telefone/whatsapp 49 3664 3636 e solicite o seu orçamento.

E se ainda restou algum questionamento, além de entrar em conversar conosco, escute a edição do nosso programa na qual entrevistamos o engenheiro Charles e solucionamos diversas dúvidas técnicas.


COMPARTILHE O POST:


FAÇA UM COMENTÁRIO
(SEU E-MAIL FICARÁ OCULTO)

FIQUE POR DENTRO
DO QUE ACONTECE
EM NOSSO GRUPO.
Av. Araucária, 596
Centro . Maravilha . SC
© 2019 - Grupo Oliveira - Todos os direitos reservados Cachola BRSIS - Projetos Digitais